Blog
Punção da tireoide: tudo que você precisa saber
A punção da tireoide, também chamada de Punção Aspirativa por Agulha Fina (PAAF) da tireoide, é um exame utilizado para identificar se o nódulo é benigno ou maligno, o grau de malignidade dos nódulos da tireoide.
De modo geral, os endocrinologistas solicitam este procedimento quando o paciente apresenta algum “caroço” na tireoide que tenha sido detectado através da palpação ou em exames de imagem como ultrassom da tireoide.
Em termos práticos, a punção da tireoide é um procedimento que remove uma pequena amostra de tecido da glândula tireóide. As células são removidas através de uma pequena agulha fina, sendo guiada pela ultrassonografia e a amostra é enviada a um laboratório para análise.
Acompanhe as próximas informações e saiba mais sobre esse exame:
Quando é indicada a punção da tireoide?
A razão mais comum para a realização da PAAF da tireoide é descobrir se um nódulo da tireoide é maligno ou benigno. Geralmente, o médico endocrinologista solicita a punção ao notar a presença de:
- Nódulos com tamanho superior a 0,5 cm que apresentam características de malignidade no ultrassom.
- Nódulos com tamanho superior ou igual a 1 cm, sólidos ou não sólidos, com microcalcificações.
- Nódulos mistos que demonstram características de malignidade no ultrassom.
- Nódulos que tenham seu volume aumentado em 50% durante a fase de acompanhamento.
Pessoas que possuem histórico familiar de câncer na tireoide ou foram expostas à radiação na infância ou adolescência também devem realizar a punção da tireoide quando há solicitação médica. Além disso, a Punção da Tireoide pode ser recomendada quando a ultrassonografia detectou um linfonodo suspeito ou uma possível invasão do nódulo fora da tireoide.
Como é realizado o exame?
Para coletar a amostra das células, o médico utilizará uma agulha super fina associada a uma sonda de ultrassom, que garantirá a máxima precisão do exame. Antes do procedimento, o pescoço do paciente será higienizado com um anti-séptico. Em seguida, um anestésico local ou tópico pode ser aplicado para amenizar o desconforto.
Com o paciente deitado, o médico fará a inserção da agulha no nódulo, coletando o material que será posteriormente avaliado em laboratório. É comum que sejam coletadas várias amostras através de diferentes agulhas, que serão inseridas em partes distintas do nódulo.
O procedimento geralmente dura menos de 30 minutos.
Possíveis riscos da punção da tireoide
A PAAF é um procedimento muito seguro e considerado de baixo risco para a maioria das pessoas, porque a agulha utilizada no exame é muito pequena e fina.
O risco mais comum é um resultado incerto por parte do laboratório, mesmo depois que a amostra de tecido é examinada minuciosamente pelo patologista.
O segundo risco mais comum é um pequeno sangramento no local. Isso geralmente produz algum incômodo local, inchaço e sensibilidade. Medicamentos analgésicos disponíveis na farmácia geralmente são suficientes para aliviar e reduzir o desconforto se for necessário.
Complicações mais raras após a PAAF da tireoide incluem:
- Inchaço geral da tireoide ou da área do pescoço que não é doloroso e não está relacionado ao sangramento;
- Mudança na voz (rouquidão). Isso pode ser resultado de lesão temporária de um dos nervos próximos à tireoide. Geralmente desaparece ao longo de semanas quando o nervo se recupera;
- Dificuldade em engolir;
- Função da tireoide temporariamente aumentada de forma anormal.
Se algum desses sintomas acontecer com você, é essencial consultar o seu médico.
Quais são os possíveis resultados do exame?
De acordo com o Bethesda System for Reporting Thyroid Cytopathology, os resultados da punção da tireoide são dados como um dos seis diagnósticos seguintes:
Benigno – Isso representa até 70% das punções, ao usar o Sistema Bethesda (uma das maneiras mais comuns que os citopatologistas classificam as amostras de punção de nódulo). O risco de malignidade neste grupo é tipicamente inferior a 3%. Esses nódulos geralmente são monitorados com ultrassonografia de acompanhamento dentro de 18 meses e, se necessário, periodicamente depois disso.
Maligno (câncer) – Isso representa de 3% a 7% dos casos. O tipo mais comum de câncer de tireoide observado nessas punções é o câncer de tireoide papilar. Quando uma punção volta como maligna, há uma chance de 97% a 99% de que seja realmente uma lesão cancerosa. Quase todos esses nódulos serão operados (tireoidectomia).
Suspeito de malignidade – Quando um resultado de punção retorna como suspeito de malignidade, há uma chance de 60% a 75% de câncer. O citopatologista verá características preocupantes, mas não diagnósticas de câncer. O tratamento geralmente é cirúrgico.
Lesão Folicular de Significância Indeterminada (FLUS) – Esta categoria alternativamente pode ser chamada de “indeterminada”. Esses nódulos têm algumas características que são preocupantes e outros atributos que parecem mais benignos. Este diagnóstico apresenta um risco de 5% a 15% de malignidade, embora haja alguma variabilidade entre as instituições. Uma biópsia repetida e/ou testes genéticos podem ser úteis nesses casos.
Neoplasia Folicular ou ‘Suspeita de Neoplasia Folicular’ – Esta categoria também pode ser chamada de “indeterminada” e apresenta um risco de 15% a 30% de malignidade. É difícil dizer se esses nódulos são benignos ou malignos, a menos que sejam retirados. Testes genéticos podem ser úteis nesses casos. Quando necessário, a cirurgia de remoção da metade da tireoide (o lado com o nódulo) é realizada para diagnóstico e tratamento.
Realizando a punção da tireoide em Salvador
Se o seu médico endocrinologista solicitou uma Punção da Tireoide, saiba que a Clínica Ponto Alto Imagem dispõe de equipamentos modernos, médicos qualificados e renomados para a realização deste exame.
Localizada em uma área de fácil acesso em Salvador, a Clínica conta com profissionais experientes e altamente capacitados para prover um atendimento humanizado e acolhedor.
Ao agendar o seu exame, você poderá utilizar seu plano de saúde (confira a cartela de convênios no site) , particular com valores acessíveis e excelentes condições de pagamento, além de contar com a máxima agilidade na entrega dos resultados e laudos de confiança. Para saber mais, entre em contato pelo Whatsapp (71)99975-4002 ou ligue (71) 3017-5831, ou acesse www.pontoaltoimagem.com.br.