Blog
Entenda por que os exames de imagem são fundamentais para a detecção precoce do câncer
Por garantirem a visualização detalhada de diversos órgãos do corpo, os exames de diagnóstico por imagem cumprem um papel fundamental na descoberta precoce do câncer. De acordo com a literatura médica, a realização de procedimentos como radiografia, ultrassonografia, ressonância magnética e tomografia computadorizada permitem averiguar o estágio do tumor e sua extensão, facilitando as decisões sobre o melhor tipo de tratamento para o paciente.
De modo geral, os exames de diagnóstico por imagem fornecem fotografias das partes internas do organismo, possibilitando a identificação de padrões e anormalidades. Além de altamente precisos, os procedimentos costumam ser rápidos e indolores, não oferecendo quaisquer riscos ao paciente.
Para saber mais sobre o assunto, acompanhe as próximas informações:
Tipos de exames por imagem
-
Raios X
O raios-x ou radiografia é um exame de imagem que utiliza baixas doses de radiação para detectar alterações nos ossos e órgãos. Trata-se de um procedimento descoberto na Alemanha em 1985 e aplicado pela medicina para a investigação de doenças.
A radiografia pode ser realizada por muitas razões, incluindo o diagnóstico de tumores ou lesões ósseas.
Nos ossos, a radiografia acusa fraturas, tumores, distúrbios de crescimento e postura. Nos pulmões, pode proporcionar o diagnóstico da pneumonia ao câncer. Em casos de ferimento com armas de fogo, ela é capaz de localizar onde foi parar o projétil dentro do corpo.
O exame deve ser feito com o paciente em pé ou deitado em uma maca, sendo necessário ficar imóvel para que a imagem seja reproduzida sem nenhum borrão.
-
Mamografia
A mamografia é um raio-x das mamas que permite detectar o câncer em seus estágios iniciais. O exame é feito em um aparelho chamado mamógrafo, que comprime os seios e fornece imagens de alta resolução capazes de revelar indícios de tumores e outras doenças mamárias.
O ideal é que a mamografia seja feita anualmente por todas as mulheres acima de 40 anos, de modo a garantir a descoberta precoce de qualquer anomalia nas mamas inclusive do câncer de mama, quando descoberto no estágio inicial tem 95% de cura.
-
Densitometria óssea
A densitometria óssea é um exame de imagem que avalia a densidade dos ossos e identifica doenças como osteopenia e osteoporose. Mais especificamente, o procedimento serve para verificar se os ossos estão muito frágeis, porosos ou quebradiços — uma condição comum em pessoas idosas com mais de 65 anos.
Saiba mais: Densitometria Óssea: como é feita, para que serve e onde realizar
-
Tomografia computadorizada
A tomografia computadorizada é um exame que combina a utilização do raios-x com sistemas computacionais ultramodernos, capazes de gerar imagens detalhadas de diversos tecidos e órgãos do corpo humano.
O procedimento é extremamente útil no diagnóstico do câncer, pois consegue identificar o formato e tamanho do tumor, sua localização e o seu comportamento de disseminação, o que auxilia na escolha da conduta terapêutica.
-
Ultrassonografia
Também chamada de ultrassom ou ecografia a ultrassonografia é um exame que permite a visualização dinâmica das áreas internas do corpo. Através de um transdutor, o médico utiliza ondas sonoras para gerar imagens em tempo real, que auxiliam no diagnóstico de várias doenças, incluindo o câncer.
Uma das principais vantagens da ultrassonografia é que ela não emite radiação ionizante, podendo ser realizada até mesmo por mulheres grávidas. Vale ressaltar que o procedimento é rápido e indolor, e não exige preparação prévia. Apenas alguns casos, como o abdômen total que requerem jejum de algumas horas ou a ingestão de certa quantidade de água.
-
Ressonância magnética
A ressonância magnética é um exame que possibilita a captação de imagens tridimensionais de qualquer parte do corpo. Por ser extremamente minucioso, esse procedimento é útil para localizar e diagnosticar diversos tipos de tumores, bem como investigar sinais de metástases e de diversas outras doenças.
As imagens obtidas através da ressonância magnética também auxiliam no planejamento do tratamento do câncer, seja este cirúrgico ou radioterápico.Para a realização do exame, é importante que o paciente remova quaisquer acessórios metálicos do corpo, como, brincos, pulseiras, e anéis.
Leia também: Clínica de ressonância magnética Salvador: como escolher?
Importância de realizar exames por imagem periodicamente
Existem vários tipos de tumores malignos que podem demorar meses ou até anos para gerarem sintomas no corpo. Quando os sintomas surgem, o câncer já pode estar em estágio avançado, o que dificulta o tratamento e a cura da doença.
A melhor forma de detectar precocemente um tumor é realizando check-ups periódicos que incluam exames de imagem para investigar anormalidades no organismo. Por permitirem a descoberta antecipada de doenças, esses exames evitam complicações graves na saúde e aumentam consideravelmente a expectativa de vida.
Diagnóstico precoce
Pesquisas realizadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) revelam que, a cada ano, são contabilizados mais de 14 milhões de novos casos de câncer em todo o globo e cerca de 8 milhões de mortes decorrentes de tumores. A maioria desses óbitos poderiam ter sido evitados com um diagnóstico precoce, que eleva em até 90% as chances de cura da doença.
Se você ainda não fez seu check-up anual, saiba que a Clínica Ponto Alto Imagem dispõe de tecnologias de última geração para realização de exames de diagnósticos por imagem, além de médicos radiologistas renomados para laudos de confiança. São vários equipamentos que permitem realizar os exames, como:ultrassonografias, ressonância magnética, tomografia computadorizada, histerosalpingografia, raios x e outros exames capazes de detectar diversas doenças.
Toda a equipe da Clínica Ponto Alto Imagem está preparada para oferecer um atendimento de excelência e garantir a máxima qualidade na realização e resultado do exame. Para agendar seus exames, entre em contato através do WhatsApp (71)99975-4002 ou ligue (71) 3017- 5831.