Blog
Quais exames fazer para prevenir o câncer de próstata?
Conforme aponta um levantamento do Instituto Nacional do Câncer (INCA), os tumores da próstata correspondem ao tipo de câncer mais comum entre os homens brasileiros. E embora sua incidência seja frequente, é sabido que quanto mais cedo for o diagnóstico, maiores são as chances de cura.
Por isso, os exames preventivos masculinos devem ser realizados todos os anos, como forma de resguardar a saúde e evitar diagnósticos tardios. A Sociedade Brasileira de Urologia se associa a esta reação mundial contra aquelas orientações da US Task Force e recomenda a avaliação periódica de homens, mesmo assintomáticos após os 45-50 anos, buscando identificar tumores em fase inicial, cuja possibilidade de cura é muito grande.
Para te ajudar a entender quais procedimentos devem ser feitos para prevenir o câncer de próstata, preparamos esse artigo explicativo. Continue a leitura!
O que é câncer de próstata?
A próstata é uma glândula localizada à frente do reto e abaixo da bexiga. Sua função é produzir os nutrientes e fluidos que constituem o esperma. O câncer de próstata ocorre quando essa glândula é acometida por um tumor, isto é, o crescimento de tecido maligno.
O tumor pode afetar diferentes regiões da próstata e à medida que ele vai crescendo, é comum que invada os tecidos ao redor da glândula e as vesículas seminais. Além de atingir essas regiões, as células cancerígenas podem afetar os linfonodos, entrar na corrente sanguínea e se disseminar para outros órgãos.
Em seu estágio inicial, o câncer de próstata não causa sintomas e, por essa razão, é fundamental que os homens visitem um urologista periodicamente para identificar precocemente quaisquer anormalidades. Por outro lado, quando o tumor prostático já está em estágio avançado, o paciente pode apresentar os seguintes sintomas:
- Sensação de ardência ao urinar;
- Jato de urina fraco e recorrente;
- Aumento do volume da próstata;
- Em alguns casos, surgimento de sangue na urina e no esperma.
Quando existe qualquer suspeita de câncer de próstata, o paciente deve ser encaminhado para um especialista que realizará alguns exames para confirmar ou descartar a hipótese do tumor. Embora pareça assustador, o câncer de próstata é uma doença com altas chances de cura, sobretudo quando é descoberta precocemente.
Exames para detectar o câncer de próstata
Antes de tudo, é importante enfatizar que o exame de próstata não deve ser encarado como um tabu. Muitos homens têm uma percepção distorcida sobre o toque retal e acabam por adiar a visita ao urologista, fazendo com que a doença, se estiver presente, torne-se mais grave com o passar do tempo, reduzindo assim as chances de cura. Por isso, o ideal é se livrar dos preconceitos e focar no autocuidado.
Veja, a seguir, quais exames devem ser realizados para prevenir o câncer de próstata:
-
PSA (exame de sangue)
A medição do hormônio PSA é importante para detectar inflamações na próstata ou indícios de câncer. Os valores desse hormônio devem ser menores que 4 ng/mL. Assim, se o resultado indicar um valor superior, é importante fazer exames complementares para investigar por completo a saúde da próstata.
-
Exame de toque retal
Este exame é extremamente importante para avaliar o tamanho da próstata e identificar anormalidades. Caso exista alguma inflamação ou tumor, a glândula pode ficar maior e mais dura, e isso será percebido pelo médico. O procedimento não demora mais que um minuto e causa apenas um leve desconforto.
-
Ultrassonografia
A ultrassonografia da próstata indica com maior precisão as alterações no tamanho da glândula e detecta anormalidades em sua estrutura. O exame pode ser realizado de duas formas: por via abdominal ou transretal.
-
Medição do jato urina
Também chamado de fluxometria, esse exame tem a finalidade de avaliar a força e a quantidade do fluxo urinário. Quando existem problemas nas próstata, o fluxo fica mais lento e fraco.
-
Ressonância magnética da próstata
Este exame de imagem permite avaliar a anatomia e morfologia da próstata, bem como a celularidade e a vascularização de um tumor. Desse modo, a ressonância magnética ajuda o médico a detectar a localização e o estágio do câncer de próstata.
Quem deve realizar os exames preventivos de câncer de próstata?
Todos os homens com idade entre 45-50 anos devem fazer os exames de prevenção ao câncer de próstata. Aqueles que já apresentam um histórico familiar da doença devem realizá-los um pouco antes, a partir dos 40 anos.
Entretanto, quando o paciente já teve uma hiperplasia benigna da próstata ou um tumor maligno, o exame deve ser realizado anualmente, independente da idade.
Clínica Ponto Alto Imagem: referência em exames de diagnóstico
Para os homens que necessitam realizar a ultrassonografia e a ressonância magnética da próstata, a Clínica Ponto Alto Imagem dispõe de equipamentos avançados e uma equipe atenciosa que atende todos os pacientes de forma acolhedora e humanizada.
Além disso, a Clínica oferece diversos convênios para realização dos exames e condições de pagamento facilitadas na opção particular, de modo a garantir a máxima comodidade ao paciente. Para saber mais, entre em contato pelo telefone (71) 3017-5831 ou Whatsapp (71) 71 99975-4002.